Friday, September 08, 2006

A fotografia de Concerto

Há que diga que é uma das mais simples áreas da fotografia, basta disparar fotos. Pessoalmente penso que talvez seja a mais difícil e isto porque? Simples! Milhares de fans atrás de nós aos gritos prontos a descabelarem-se. Muitos deles olham para ti invejosamente e pedem-te que uses a máquina deles para a melhor foto da sua vida. Depois a banda! A estrela rock que te cospe em cima e ainda pensa que tens pretensões de Paparazzi. Ninguém para! O músico corre de um lado para outro e tentas desesperadamente apanhá-lo rezando para que a velocidade que usaste seja a mais correcta. As luzes que são na generalidade, e sempre durante as 3 primeiras músicas, mediocres, quando não mesmo exageradamente vermelhas, amarelas ou verdes. Tudo para que? Dificultar o nosso trabalho, claro! Os road managers que te detestam e consideram-te um simples parasita, sempre no caminho da estrela rock. Não esqueçer também o crowd surfing! Sempre a sensação de que algo te vai apunhalar pelas costas. É difícil, é mal pago, mas especialmente gratificante.
Espero que gostem como eu gosto!

4 comments:

ANTONIO MELÃO said...

Eu também gosto!
Há gostos e gostos... prontos!
Welcome - tens "bonecos" muito bem conseguidos...
O segredo é estar no sitio certo, à hora exacta com a objectiva correcta, o asa bem escolhido, a velocidade e a abertura precisa... e depois é só "click"...
kiss - CM

Carlos Pratas said...

Oi Sandra,

Também eu fotográfo concertos (para o Jornal Inside) e subscrevo e assino tudo aquilo que disseste. São muitas as dificuldade, mas quando conseguimos "aquela foto" tudo é esquecido.

Fica bem,

Carlos Pratas
(www.carlospratasfotografia.blogspot.com)

Anonymous said...

Subscrevo tudo o que aqui disseste.
Não ando nisto há tantos anos como o nosso amigo CM ali, mas já são 7aninhos... Espero comemorar os 30 ou mais!

E como quem corre por gosto não cansa, continuaremos a encontra-mo-nos nesses photo-pits pelo país fora.

beijo e continuação de bom trabalho

Wildflower said...

Sandra,
Parabéns pelo trabalho que é excelente. Só quem se vê no meio desse burburinho é que entende a adrenalina que dá estar no começa, não começa de um espectaculo. Queria fazer da fotografia de espectaculo a minha vida, bastou me um unico concerto para perceber tudo isso. E é tão frustrante não ter emprego para poder suportar o vicio de fotografar, porque a maior parte dos trabalhos são feitos por carolice, é dificil trabalhar e suar para ter fotos boas e estarmos sujeitos a td isso e ainda por cima alguns colegas com os cotovelos muito esticados porque estás no lugar mais que certo, ou então ver a minha foto tão suada no blog da esquina sem identificação nem nada...
Concertos, teatro e moda são a minha perdição...parada porque não há emprego nem dinheiro para comprar material digital resta-me continuar a batalhar e a inspirar-me em trabalhos como o teu e continuar a deixar entrar o bochinho e torcer para que a vida melhore e as oportuniaddes de voltar aos foços volte.
Força e boa continuação!
Patrícia